Notícias

Usina Coruripe está entre as melhores empresas do agronegócio no país

20 de Outubro de 2020

Notícias

Com quatro unidades em Minas Gerais e uma em Alagoas, a empresa foi destaque no guia Época Negócios 360, em parceria técnica com Fundação Dom Cabral, e no ranking “As Melhores da Dinheiro 2020”

O bom desempenho e as práticas inovadoras e sustentáveis da Usina Coruripe foram reconhecidos, mais uma vez, em premiações nacionais. Neste mês, a empresa foi a mais bem pontuada do agronegócio do Brasil em um ranking que leva em consideração o desempenho em cinco dimensões: Inovação, Governança Corporativa, Pessoas, Sustentabilidade e Visão do Futuro. Além disso, a Coruripe alcançou posição de destaque na classificação geral e foi a mais bem avaliada nas práticas de Sustentabilidade e Visão de Futuro no setor. O reconhecimento foi feito com base em metodologias utilizadas pelo guia Época Negócios 360 em parceria com a Fundação Dom Cabral. A publicação revela as 334 melhores companhias do Brasil por critérios que vão além do desempenho financeiro.

Outra publicação que reconheceu nacionalmente a Usina Coruripe foi “As Melhores da Dinheiro 2020”, com o ranking “1000 Maiores Empresas do Brasil”. No setor, a Coruripe conquistou o primeiro lugar em “Responsabilidade Social” e foi destaque nos quesitos “Inovação e Qualidade” e “Sustentabilidade Financeira”.



De acordo com o presidente da Usina Coruripe, Mario Luiz Lorencatto, o resultado é prova de que as ações alinhadas aos valores da empresa a destacam de forma positiva em todo o mercado. “Esses reconhecimentos são mérito de todos os que contribuem —com muita dedicação, engajamento e competência— para sermos uma empresa cada vez melhor. Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido e que foi reconhecido por essas importantes publicações nacionais”, declara.


 

Sustentabilidade e visão de futuro

Segundo Lorencatto, as questões ambientais estão diretamente ligadas ao negócio da Coruripe. “Para cuidar da qualidade do ambiente, precisamos de técnicas e práticas sustentáveis de manejo, respeitando a legislação ambiental e, principalmente, com o uso racional de nossos recursos naturais”, explica. Um exemplo é a reserva do bioma Mata Atlântica, criada e mantida pela empresa em Alagoas. “Ela contribui para a perenização das nascentes de água vitais para a irrigação das lavouras de cana-de-açúcar. Todos os recursos investidos na preservação das nossas reservas permitem a sustentabilidade dos nossos negócios”, revela Lorencatto.

Na Usina Coruripe, uma série de ações projeta a empresa para um futuro sustentável, tecnológico e com um capital humano cada vez mais sólido e inovador. Uma das iniciativas está relacionada às práticas de diversidade na empresa, o que possibilita a maior inclusão de mulheres a partir da implementação de políticas de igualdade. Neste ano, a Coruripe implantou um banco de talentos totalmente direcionado às mulheres, com o objetivo de aumentar para 20% o número de colaboradoras do sexo feminino até o final da safra de 2022.

Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.

  

Fonte: Comunicação Coruripe – 20/10

Veja também