Matérias

Usina Coruripe reforça compromisso com a sustentabilidade e veicula vídeo sobre reservas ambientais em Alagoas e Minas Gerais

20 de Julho de 2021

Associados

Produção audiovisual destaca investimentos da companhia em preservação dos recursos naturais

Destaque em ações de preservação ambiental, a Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, lançou, no dia 17 de julho, em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, um vídeo para apresentar ao público os investimentos em ações de sustentabilidade. Disponível no site e no canal da empresa no Youtube, a produção audiovisual, além de reforçar a beleza dos recursos naturais, ressalta a manutenção das reservas ambientais da companhia em Alagoas e Minas Gerais.

A Coruripe desenvolve diversos projetos de responsabilidade ambiental, com a preservação de mais de 17 mil hectares protegidos de floresta nos estados onde atua. Ao todo, são cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs): Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas; Pereira e Lula Lobo, em Feliz Deserto, no litoral do Alagoas; Riacho Seco e Afrânio Menezes, em Coruripe (AL). Nessas áreas, há trabalhos de preservação da fauna e da flora, parceria com pesquisadores em educação ambiental, trilhas ecológicas, desenvolvimento de pesquisa e um projeto de monitoramento de mamíferos, que auxilia no desenvolvimento de estratégias e ações de proteção, conservação e manejo das espécies.

Em Alagoas, a Coruripe conta com uma estrutura equipada para produção de até 80 mil mudas da Mata Atlântica, que são utilizadas para reflorestamento e recomposição florestal. Além da produção de mudas para a formação de corredores ecológicos, a companhia atua ambientalmente no monitoramento de nascentes, margens de córregos e rios. Também mantém parceria com órgãos e entidades ambientais para soltura de animais capturados em cativeiros clandestinos.

Na RPPN Porto Cajueiro, localizada no município de Januária, um dos destaques é o Projeto Bicudo, que reintroduziu alguns exemplares do pássaro na reserva, com o objetivo de recuperar a população, que, depois de décadas de caça ilegal, esteve na relação de animais extintos. Há, também, a coleta de informações para inventariar espécies de anfíbios em áreas do rio Carinhanha, a fim de apontar medidas efetivas de conservação da fauna. Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a empresa mantém um programa de combate a incêndios na região.

Com o objetivo de expandir os investimentos socioambientais e contribuir com o futuro das próximas gerações, desde 2005, a Coruripe apoia integralmente o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), que contribui com o progresso da comunidade e preservação da natureza, por meio de ações socioambientais e esportivas. Também são executadas atividades com as comunidades para sensibilizar as pessoas em relação à importância da manutenção da biodiversidade dessas regiões.

Assista aqui o vídeo.

 

Fonte: Usina Coruripe – 19/07

Veja também

Assine nossa newsletter