Notícias

Usinas indianas devem exportar açúcar sem apoio governamental

25 de Novembro de 2020

Notícias

As usinas de açúcar indianas fecharam pela primeira vez em três anos acordos de exportação sem subsídios do governo, enquanto lutam para pagar valores devidos aos agricultores, disseram quatro autoridades do setor à Reuters.

Até o momento, eles contrataram 10 mil toneladas de açúcar branco para exportação na nova safra que começou em 1º de outubro, na qual enfrentam dificuldades.

A Índia é o maior consumidor mundial de açúcar, mas, como segundo maior produtor, produz mais do que o necessário para suas necessidades.

O governo usa subsídios para estimular as exportações e garantir que as usinas façam pagamentos aos produtores de cana.

Este ano, divergências entre os ministérios atrasaram o anúncio do subsídio à exportação, ajudando a elevar os preços globais do açúcar aos níveis mais altos em quase nove meses.

“As usinas começaram a vender açúcar para exportadores depois de meses aguardando o anúncio do subsídio”, disse Rahil Shaikh, diretor-gerente da Meir Commodities India, observando que a Índia não alocou uma cota de exportação para a temporada 2020/21.

Três outras fontes que confirmaram os acordos de exportação não puderam ser citadas devido às políticas empresariais.

Eles disseram que as 10 mil toneladas de açúcar branco foram contratadas para casas de comércio que estão exportando o adoçante para o Afeganistão para embarques em dezembro.

“Quando comparamos o volume geral de exportação, 10 mil toneladas é uma quantidade muito pequena, mas os negócios são significativos porque mostram o desespero”, disse um comerciante de Mumbai com uma empresa de comércio global.

Muitas usinas sem caixa poderiam começar a fornecer açúcar para casas de comércio se o governo atrasar a decisão do subsídio por mais um mês, disse o comerciante.

Necessidade de subvenção

As usinas indianas, que são obrigadas pelo governo a comprar cana-de-açúcar dos agricultores a um preço mínimo definido, nos últimos dois anos só conseguiram vender de forma competitiva aos exportadores com a ajuda de subsídios.

Em 2018 e 2019, a Índia aprovou o incentivo à exportação de açúcar antes do início da temporada, já que Nova Délhi pressionava as usinas a vender açúcar para compensar as taxas devidas aos agricultores.

Em 2019/20, um subsídio à exportação de 10.448 rúpias (141,23 dólares) por tonelada ajudou a Índia a exportar um recorde de 5,7 milhões de toneladas de açúcar.

A Índia, que também estabelece um preço mínimo de venda para negócios de açúcar no mercado local, fixou preços em 31.000 rúpias a tonelada, mas as usinas estão vendendo açúcar aos exportadores a preços tão baixos quanto 28.500 rúpias, pois precisam de fundos para pagar aos agricultores.

A Índia reavivou uma proposta para fazer com que as usinas de açúcar exportassem 6 milhões de toneladas de açúcar, incentivando as vendas no exterior na temporada 2020/21 para cortar os estoques excedentes e apoiar os preços locais, disseram duas fontes governamentais no início deste mês.

Qualquer novo atraso no subsídio poderia elevar os preços no exterior a um nível em que as exportações seriam viáveis sem o incentivo do governo, disse o presidente da West Indian Sugar Mills Association (WISMA), BB Thombare, mas ele acrescenta que as exportações em grande escala não serão possíveis sem suporte governamental.

A Índia poderia exportar 2,5 milhões a 3 milhões de toneladas de açúcar sem incentivos à exportação em 2020/21, disse o chefe indiano de uma firma de comércio global. Ele disse que um subsídio pode elevar as exportações para mais de 5 milhões de toneladas.

A Índia consome cerca de 26 milhões de toneladas de açúcar por ano, mas um excesso de 16 milhões de toneladas, ou 62% a mais de açúcar, deve estar disponível este ano, estimam organismos comerciais.

 

Fonte:  Reuters via Nova Cana – 25/11

 

Veja também