Notícias

Usinas vão doar álcool em gel

19 de Março de 2020

Notícias

As usinas de cana-de-açúcar vão produzir e doar álcool em gel e álcool 70 para os estabelecimentos da rede pública de saúde para ajudar no combate ao avanço do coronavírus. A ação está sendo coordenada com o governo federal, que precisa autorizar a produção dessas indústrias.

A parceria está sendo alinhada entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o Ministério da Agricultura, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das secretarias estaduais de saúde.

A doação foi oficializada ontem pela Unica e pelo Ministério da Agricultura. Um grupo criado ontem pelo Ministério de Minas e Energia com agentes do setor para monitorar o abastecimento do etanol também deve acompanhar a mudança nas regras para a produção de álcool para higiene.

Atualmente, as usinas de cana, que produzem açúcar, álcool para uso como combustível e para uso pela indústria de cosméticos, não têm autorização para fabricar o tipo de álcool usado para assepsia.

A ideia é permitir que essas empresas obtenham essa autorização. Um executivo do setor disse ao Valor que está recebendo demanda não apenas do Brasil, mas de vários países, para fornecer álcool para a fabricação de álcool em gel e de assepsia.

 

Fonte: Valor – 19/3

Veja também