Notícias

Usineiros rechaçam apelo de Araújo em favor de cota para etanol

02 de Setembro de 2020

Notícias

Durante uma reunião de uma hora e 40 minutos ontem, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tentou convencer as lideranças do segmento de etanol do Brasil e seus pares em Brasília que, se o país prorrogar mais uma vez a cota de importação do biocombustível sem tarifa, arrancará dos EUA, principais beneficiários da medida, uma contrapartida para facilitar a entrada de açúcar brasileiro no mercado americano, conforme apurou o Valor com participantes do encontro. Mas seu esforço retórico não teve sucesso.

Ao fim da reunião, os ministros presentes apenas acordaram em firmar posição de que o Brasil está aberto a negociações com os EUA. Enquanto isso, o país mantém a tarifa do Mercosul, de 20% sobre todas as importações, sem cota. Também participaram do encontro os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Tereza Cristina (Agricultura).

O resultado não foi o desejado por Araújo. O chanceler insistiu que conseguiria uma contrapartida se a cota fosse prorrogada por ao menos 30 dias, ou por 90 dias - até novembro, quando ocorrem as eleições americanas. A posição do ministro foi recebida com “perplexidade” pelos representantes da indústria, segundo uma fonte.

O argumento do segmento é que o Brasil já fez essa concessão em 2019, quando não apenas prorrogou a cota isenta de tarifa como aumentou o volume - que era de 600 milhões de litros em 12 meses entre 2017 a 2019 para 750 milhões de setembro de 2019 até agosto. A prorrogação já foi feita como um “sinal de boa vontade” do Brasil para com os americanos, segundo a fonte.

No encontro, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), disse ao ministro que o Congresso Nacional não aceitará uma renovação da cota. Ao Valor, Moreira afirmou que “o setor fez ele [Araújo] ver que basta que os americanos façam uma proposta concreta e sentamos para conversar. Não precisa qualquer prorrogação de cota”.

 

Fonte:  Valor Econômico - 02/09

 

Veja também