Notícias

Uso da água é desafio para a agropecuária

26 de Junho de 2018

Notícias

Produzir alimentos utilizando a água de forma sustentável tem sido um dos assuntos mais debatidos no setor agrícola e pecuário. Devido à relevância do tema, a quinta edição do Seminário Ambiental do Programa Nosso Ambiente, que é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) será “Água: Conexão entre meio ambiente e a produção sustentável”.

O evento, que acontece dia 28 de junho, em Belo Horizonte, tem como objetivo reunir especialistas, técnicos e produtores rurais para debaterem sobre inovações, desafios e oportunidades relativos ao uso da água nas atividades agropecuárias.

De acordo com a coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da Faemg, Ana Paula Mello, nesta edição do seminário, o tema escolhido teve como gancho o Fórum Mundial da Água que, pela primeira vez, foi realizado no Brasil de 18 e 23 de março. Dentre tantas abordagens feitas ao longo do evento, a Faemg achou importante discutir o uso da água na agropecuária mineira e adotou o tema para o seminário.

“Queremos mostrar que é possível desenvolver atividades econômicas que fazem o uso eficiente da água e geram riquezas enormes para o País e para Minas Gerais, criando empregos, melhorando a qualidade de vida e estimulando a permanência do homem no campo”, explicou Ana Paula.

 As questões envolvendo a água e a agropecuária são fundamentais para atender a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, e que são divididas em 17 objetivos e 169 metas. Nestes objetivos, a questão da água e a produção sustentável estão intimamente ligadas e trabalhar estes temas é importante.

O evento, cujas inscrições são gratuitas e vão até a próxima terça-feira, 26 de junho, contará com diversas palestras e debates ao longo do dia. O evento é voltado para técnicos, extensionistas, produtores rurais e especialistas. 

“O público que pode participar do seminário é bem geral. Queremos informar as pessoas como a agropecuária pode se desenvolver com o uso sustentável da água. No fundo, tem desconhecimento muito grande da sociedade sobre o que é o uso da água na agricultura”.

Para o produtor rural, o evento é a oportunidade de conhecer novas técnicas, inovações e as condições hídricas do Estado. “O seminário apresentará técnicas e opções que o produtor poderá aplicar no campo, tornando a produção mais sustentável. As palestras também serão importantes para ampliar o conhecimento e atualizar técnicos que atuam no campo, que terão a oportunidade de conhecer e repassar aos produtores”, explicou Ana Paula.

Dentre os palestrantes está a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo. A palestra será sobre a disponibilidade hídrica, monitoramento e gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais.

“A palestra abordará a importância de Minas Gerais enquanto caixa d’água dó Brasil. Minas é o berço de várias bacias hidrográficas, mas, ao mesmo tempo, no final do ano passado, o Estado tinha 62 áreas de conflito de disponibilidade da água. Isso mostra que em pontos das bacias, a disponibilidade da água é menor que a demanda”, disse Ana Paula.

A palestra “Irrigação: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos” será proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lineu Neiva Rodrigues. O diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico de Brasília (Adasa), Jorge Enoch Werneck, fará a palestra: “8º Fórum Mundial da Água: implicações para o setor rural”.

Outros temas que serão abordados serão: a gestão da água na pecuária leiteira, importância a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) para a produção de água, irrigação remota e o projeto ABC Cerrado.

Fonte: Diário do Comércio – 22/06/2018

Veja também