Notícias

Uso de herbicidas em áreas com MPB deve evitar fase de “pegamento”

14 de Maio de 2018

Notícias

Qual é o período mais adequado para a aplicação de herbicidas em áreas de cana com Mudas Pré-Brotadas (MPB)? Esse assunto vai ser abordado, de maneira detalhada, pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto MathiasAzania durante a palestra “Posicionamento de herbicidas no manejo químico de plantas daninhas em MPB”, que faz parte da programação do 17º Herbishow – Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas da Cana. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontece nos dias 16 e 17 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

Apesar da necessidade de considerar diversos fatores neste manejo, deve ser evitada a utilização de herbicidas na fase de pegamento da MPB que dura até 35 a 40 dias após o plantio, quando a muda é ainda muito jovem e apresenta maior sensibilidade a esses produtos.

Segundo o pesquisador do IAC, esses trabalhos mostram que existem diferentes manejos que podem ser feitos no controle de plantas daninhas em MPB.“Mas, à medida que a aplicação fica mais distante do plantio – antes e depois – ,a seletividade de herbicidas nos tratamentos é melhor”, afirma.

“Caso haja a perda da janela de aplicação antes do plantio, não será possível esperar mais 35 a 40 dias para entrar com o tratamento de herbicida, porque o mato vai vir antes. Haverá necessidade de entrar com o tratamento com uma semana ou quinze dias, no máximo, depois do plantio”, comenta.

Isto não significa que o produto vai matar a MPB. “A muda absorverá mais herbicida e vai demorar mais para fazer a metabolização. Dependendo da variedade, pode provocar um atraso no crescimento, fechamento e perfilhamento”, observa.

Durante a palestra no Herbishow, Carlos Azania vai detalhar, entre outros resultados das pesquisas, os impactos causados na planta e na cultura pelo emprego do herbicida poucos dias após o plantio, incluindo altura, número de gemas e de colmos, produtividade em toneladas de cana por hectare.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.ideaonline.com.br

Serviço:

17º Herbishow – Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas da Cana

Data: 16 e 17 de Maio de 2018

Local: Centro de Eventos Ribeirão Shopping

Mais informações: (16) 3211-4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

Fonte: CanaOnline – 11/05/2018

 

 

Veja também