Notícias

Veículo elétrico explode na China durante carregamento

08 de Setembro de 2020

Notícias

Na China, um Baic BJEV EC5 explodiu durante uma recarga de bateria. O fato aconteceu num estacionamento da cidade de Sanming, na China. No vídeo é possível notar que o carro elétrico estacionado já está sendo resfriado, com água, pelos bombeiros. Porém, segundos depois, acontece a explosão.

Portas, tampa do porta-malas e outros componentes do SUV compacto ficaram espalhados pelo local. Felizmente, as chamas foram contidas e ninguém se feriu. Outros veículos estacionados nas proximidades também ficaram ilesos.

O que mais impressiona é a falta de conhecimento dos bombeiros. Ainda mais em se tratando de China, onde modelos com propulsão elétrica são mais comuns. O fato é que água jamais deve entrar em contato com lítio (material presente na bateria do carro). Essa combinação pode liberar hidrogênio gasoso – altamente inflamável. Por isso, o alto risco de incêndio.

Que carro elétrico é esse?

O modelo trata-se da versão elétrica do BAIC X25, produzido localmente pela Beijing Automotive Industry Corporation. Sua motorização é composta por um propulsor elétrico com potência de 107 cv. As baterias são capazes de render autonomia superior a 400 quilômetros. Por lá, foi lançado tem pouco mais de um ano.

Tipos de propulsão

Para explicar a diferença entre motorização elétrica, híbrida e híbrida plug-in, vale uma breve explicação. A primeira delas – esta que equipa o carro chinês em questão – trabalha apenas com propulsor elétrico. Não há qualquer consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes é zero.

Além de recarga por meio de baterias, esse tipo de veículo também tem carga regenerada quando o veículo desacelera ou freia. Hoje em dia, há modelos que rondam os 600 km de autonomia com uma única carga.

Os híbridos convencionais usam dois tipos de motor, um elétrico e outro a combustão. Uma das vantagens dessa tecnologia é a redução no consumo de combustível do veículo e o menor índice de emissão de gases poluentes. Aqui, o uso do motor elétrico diminui o tempo de funcionamento do populsor a combustão.

Em alguns modelos, a função do motor elétrico é apenas auxiliar o motor a combustão. Porém, outros, há condução exclusivamente elétrica. Contudo, carro híbrido não pode ser recarregado em tomadas.

O contrário acontece nos modelos dotados de tecnologia plug-in. Como a própria denominação sugere, os modelos híbridos plug-in podem ser carregados externamente por meio de ligação à rede elétrica. Neles, é possível transitar exclusivamente com a energia do motor elétrico. Finda sua carga, o motor passa a ser alimentado com a energia gerada pelo motor a combustão. Também usa a energia desperdiçada durante as frenagens como recarga.

 

Fonte:  Jornal do Carro – 02/09

 

Veja também