Notícias

Venda de carros e comerciais leves novos sobe 12% em novembro ante outubro

02 de Dezembro de 2016

Notícias

Os licenciamentos de carros e comerciais leves novos no Brasil em novembro subiram cerca de 12% sobre o mês de outubro, sendo o avanço mensal mais significativo registrado no ano desde o crescimento das vendas entre março e fevereiro. É o que revela dados preliminares informados ontem (01) por uma fonte do mercado automotivo.

As vendas de automóveis e comerciais leves, categoria que além de picapes e vans de entrega inclui utilitários esportivos, somaram cerca de 173,8 mil unidades no mês passado, o que corresponde a uma média de 8.688 unidades por dia útil.

Os emplacamentos de novembro, porém, representaram queda de 6,3% sobre novembro de 2015, quando o setor não tinha recebido impulso da realização do Salão do Automóvel de São Paulo, evento que vinha sendo citado pela indústria como capaz de incentivar as vendas por meio de anúncios de novos modelos.

Com o resultado de novembro, as vendas de carros e comerciais leves do Brasil neste ano acumularam queda de 20,8 por cento sobre o mesmo período de 2015, a 1,79 milhão de unidades.

A queda está ligeiramente acima da estimativa mais recente da associação de concessionárias Fenabrave, que prevê recuo nas vendas de 19,5 por cento no segmento este ano, a 1,99 milhão de unidades.

Em novembro, executivos de montadoras como General Motors, Fiat Chrysler, Volkswagen e Ford estimaram que as vendas no próximo ano devem crescer entre 5% e 14%, o que seria o primeiro aumento após três anos de quedas. Desde que atingiu vendas perto de 3,8 milhões de veículos em 2012, o mercado encolheu quase pela metade.

(Fonte: Reuters – 01/12)

Veja também