07 de Março de 2019
Notícias
O licenciamento de veículos novos no Brasil cresceu 26,6% em fevereiro sobre mesmo período do ano passado, para 198,65 mil unidades, informou nesta sexta-feira (1°) Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição Veículos Automotores).
Na comparação com janeiro, porém, as vendas caíram 0,6%, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, segundo dados da entidade.
Com isso, no primeiro bimestre, as vendas de veículos novos no país subiram 17,8% ano a ano, chegando a 398,4 mil unidades.
Em destaque, as vendas de caminhões seguem em trajetória de recuperação, avançando quase 66% sobre fevereiro de 2018, para 6.816 unidades. Já os emplacamentos de ônibus novos subiram 75,2%, para 1.987 veículos.
Na comparação mensal, apenas o segmento de comerciais leves apresentou crescimento ante janeiro, de 1,7%.
Segundo os dados da entidade, o destaque de vendas no mês passado foi o grupo ítalo-americano FCA, que reúne as marcas Fiat e Jeep, e que registrou salto de 62% na comparação anual, para 37.819 veículos licenciados.
Na segunda posição aparece a General Motors, com vendas de 33.869 carros e comerciais leves em fevereiro, alta de 23,6% sobre mês de 2017. A montadora norte-americana foi seguida pela Volkswagen, que teve licenciamentos de 25.835 veículos no período, alta de 16%.
Já a Ford, que anunciou em fevereiro fechamento de fábrica em São Bernardo, teve alta de 12,6% nas vendas, para 15.522 veículos emplacados, ficando na quinta posição no ranking, atrás da Renault, que apurou crescimento de 33,5%, para 15.879 veículos.
Folha de S.Paulo - 07/03/2019
Veja também
24 de Abril de 2024
Evento do MBCB destaca potencial da descarbonização da matriz energética brasileiraNotícias
24 de Abril de 2024
WD Agroindustrial promove intercâmbio cultural em aldeia indígena para celebrar o dia dos povos origináriosNotícias
24 de Abril de 2024
Raízen encerra safra 2023/24 com moagem recorde de 84,2 milhões de toneladasNotícias