Notícias

Vendas de etanol das usinas do Centro-Sul caíram em janeiro

13 de Fevereiro de 2020

Notícias

As vendas de etanol das usinas do Centro-Sul no mercado interno em janeiro caíram tanto no caso do hidratado, que compete com a gasolina, como no do anidro, que é adicionado ao combustível fóssil. Segundo dados da União das Indústrias de Cana- de-Açúcar (Unica), as vendas domésticas totais recuaram 4,9% ante o mesmo mês de 2019, para 2,488 bilhões de litros. Essa queda contribuiu para que as vendas totais (incluindo as direcionadas ao mercado externo) das usinas no mês tenham recuado 5,5%, para 2,55 bilhões de litros.

Desse volume, 1,752 bilhão de litros foram de etanol hidratado, uma redução de 4,3% na comparação anual. As vendas de etanol anidro por sua vez, recuaram 6,3% na mesma base de comparação, para 735,47 milhões de litro.

Em nota, a Unica ponderou que “o consumo em janeiro deve ser mais bem avaliado após a publicação dos dados de vendas de combustíveis pelas distribuidoras”, que serão divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 28 de fevereiro.

Segundo a associação, as vendas das usinas “oferecem uma primeira indicação da dinâmica do mercado, mas é preciso avaliar o movimento de estoque no elo de distribuição ou mesmo de outros comercializadores ao longo da cadeia do etanol”.

Ao longo da safra atual, que começou em abril do ano passado, as vendas de etanol hidratado superaram as da temporada anterior em todos os meses, e as de anidro só registraram volumes menores em dois meses do ciclo, refletindo o aquecimento das vendas de combustíveis do ciclo Otto. No acumulado da safra 2019/20, as vendas totais de etanol das usinas do Centro-Sul superaram as do mesmo período da temporada passada em 9,5% e somaram 26,896 bilhões de litros.

Para o mercado externo, as vendas de etanol em janeiro também foram menores do que um ano atrás. Somando as vendas de anidro e hidratado, foram vendidas ao exterior 67,1 milhões de litros, queda de 25,8%.

 

Fonte: Valor Econômico – 12-02

Veja também