Notícias

Vendas de etanol hidratado de outubro alcançam 2,05 bilhões de litros

02 de Dezembro de 2019

Notícias

As vendas de etanol hidratado (que compete com a gasolina nos tanques) no mês de outubro dispararam em relação a setembro, com avanço de 10% na comparação mensal, para 2,056 bilhões de litros. Em relação ao mesmo mês do ano passado — quando as vendas bateram recorde histórico —, o volume foi 0,3% menor. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“A maior procura por etanol nas usinas mesmo com um cenário de competitividade do hidratado frente a gasolina menos favorável do que o registrado no último ano é um indicativo de que o consumidor não está levando em consideração somente as vantagens econômicas, mas também os conhecidos benefícios ambientais proporcionados pelo etanol”, avaliou Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), em nota.

No acumulado de 2019, já foram vendidas 18,425 bilhões de litros, um aumento de 19,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da ANP compilados pela Unica, a relação média de preços entre o etanol hidratado e a gasolina no país permanece mais favorável do que aquela registrada em 2018, na ordem de 65,8%, quando comparada ao mesmo período de 2018. Segundo a Unica, a paridade técnica média entre os dois combustíveis é de 73%.

Até outubro, a participação do etanol na matriz de combustíveis do ciclo Otto atingiu 48,3% (etanol hidratado e etanol anidro somados e convertidos em gasolina equivalente), segundo a associação. Trata-se do maior valor desde 2009, quando o índice atingiu 48,7%, no período de janeiro a outubro.

Maior polo consumidor, São Paulo registrou 1,076 bilhão de litros de hidratado vendidos em outubro, um aumento de 6,8% na comparação anual e de 10% na comparação mensal. Foi a maior quantidade de etanol hidratado já vendida na história do Estado.

Em Minas Gerais, segundo maior polo de vendas do produto, foram comercializados 295,4 milhões de litros, um aumento anual de 6,7% e de 9% na comparação mensal. Goiás seguiu em terceiro lugar, com 159,4 milhões de litros vendidos (queda de 0,6% na comparação anual e aumento de 6% ante setembro).

Fonte: Valor Econômico -29/11

 

Veja também