Notícias

Volta da taxação sobre o etanol importado pode ocorrer em maio

27 de Abril de 2017

Notícias

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) poderá definir em maio próximo a volta da taxação sobre o etanol importado.

O tema deverá ser discutido em reuniões de gestores da Camex, ligada ao Ministério de Relações Exteriores e é responsável pelo caso.

A taxação sobre etanol importado está suspensa desde 2011. Atualmente, o setor sucroenergético tem duas ‘frentes’ que pedem o retorno da taxa.

A primeira delas é formada por parlamentares e produtores de etanol da região Nordeste do País, que pede a volta de taxa de 20% sobre o biocombustível comprado fora do Brasil.

A outra frente, integrada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), pede taxa de 16%.

Lideranças do setor sucroenergético do Nordeste têm participado de várias reuniões junto a órgãos do Governo federal para pedir apoio em seu pleito.

Na quarta-feira (26/04), elas tiveram encontro com o embaixador e subsecretário de assuntos econômicos e financeiros do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Márcio Conzedey. Segundo Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar de Pernambuco,  o pleito foi visto pelo embaixador como legítimo. Agora, a expectativa é de que o Ministério da Agricultura envie para a Camex uma nota técnica a respeito do tema.

“Nós estamos nessa luta que é primordial para mantermos a produção nacional e a geração de emprego e renda especialmente na nossa Região. Não há sentido que as coisas continuem como estão, considerando que quem defende o contrário há quatro anos pratica e estimula importação de etanol de baixa qualidade”, enfatiza o presidente do Sindaçúcar, ao se referir ao produto que, segundo ele, vem sendo importado em doses exageradas.

(Fonte: Jornal Cana – 27/04/17)

 

Veja também