Notícias

Volume de hidratado comercializado em outubro é segundo maior da série do Cepea

05 de Novembro de 2019

Notícias

O volume de etanol hidratado negociado em outubro e captado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, dobrou frente ao de setembro e foi o segundo maior de toda a série histórica. Em relação ao mesmo período de 2018, o aumento na quantidade comercializada foi de expressivos 25%.

Segundo colaboradores do Cepea, o suporte segue vindo da demanda aquecida nos postos – a relação entre os preços do etanol hidratado e da gasolina C nas bombas do estado de São Paulo está bastante vantajosa para o biocombustível, mesmo com os aumentos de preço no segmento produtor nas últimas semanas.

Em outubro, a média entre os preços dos dois combustíveis ficou em 65,1%, contra 64,4% em setembro, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, no mês, a média das semanas cheias do Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado foi de R$ 1,8104/litro, 5,47% maior que a das semanas de setembro.

Para o Indicador Cepea/Esalq do anidro, o Cepea também registrou alta, de 5,45%, com média de R$ 1,9832/litro, considerando-se somente o mercado spot.

Por outro lado, as médias de outubro do hidratado e do anidro são, respectivamente, 2,5% e 3,8% menores do que as verificadas no mesmo mês de 2018, em termos reais (valores deflacionados pelo IGP-M de outubro de 2019).

Fonte: Cepea/Esalq – 05/11/19

Veja também