Notícias

WD promove integração com os indígenas Xucuri Kariri

03 de Maio de 2019

Notícias

A WD Agroindustrial, de João Pinheiro (Noroeste de Minas), em parceria com a comunidade indígena Xucuru Kariri, que fica próxima à usina, desenvolveu um projeto de educação ambiental em comemoração ao Dia do Índio, envolvendo alunos do 5º ano da Escola Estadual João Pereira Brandão.

A aldeia indígena formou-se há pouco menos de um ano e despertou a curiosidade de todos, por ser a primeira comunidade indígena a habitar a região com uma cultura tão distinta da local. Segundo a gestora ambiental, Patrícia Melo, o projeto foi desenvolvido com o intuito de socializar a comunidade aos habitantes da região. Além de despertar a necessidade de se pensar de que modo os descendentes dos primeiros habitantes das Américas estão vivendo hoje, bem como a preservação de seus costumes e memória.

Os índios fizeram uma bonita dança de recepção aos alunos da Escola João Pereira Brandão, chamada toré (que simboliza resistência e união), típica da tradição indígena, e que envolveu todos presentes. Serviram, também, pratos típicos da culinária como Bolinho de Mandioca, Bolo de Fubá, Bolo de Leite, Bolo de Banana, Bolo de Cenoura, Bolo de Massa Lavada, Beiju, Tapioca com Coco, Suco de Laranja e de Inhame com Limão.

“Os alunos puderam perceber que herdamos muito da culinária indígena, já que grande parte dos pratos servidos estão presentes nas nossas mesas”, afirmou Patrícia.

Os indígenas fizeram pinturas corporais nas crianças e como forma de lembrancinha divulgaram um pouco do artesanato típico da comunidade como a produção de canetas personalizadas, pulseiras, instrumentos musicais dentre outros.

Dia do Índio

O Dia do Índio é comemorado no Brasil em 19 de abril e a data foi escolhida após a realização do Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em 1940 em Patzcuaro, no México.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, formados por povos, com hábitos, costumes e línguas diferentes. Atualmente, existe uma média de 300 povos indígenas no Brasil, de acordo com estudos realizados em 2010, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Culturalmente, durante muito tempo os índios foram tratados como figuras mitificadas, além de serem cercados de preconceitos de diversas naturezas. Porém essa cultura sempre permaneceu forte em aspectos de nosso cotidiano, por exemplo, a culinária brasileira traz de herança muitos costumes de diversos povos indígenas, que se alimentavam principalmente de ingredientes como a mandioca, castanhas, coco, milhos, raízes e algumas folhas e frutos.

Fonte: Área de Gestão Ambiental – 3/05/19

Veja também