Notícias

SIAMIG Bioenergia promove Workshop para impulsionar sustentabilidade no setor bioenergético

03 de Abril de 2024

Notícias

O "Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Bioenergético Mineiro" chegou ao seu término após dois dias intensos de discussões e compartilhamento de conhecimento (02 e 03/04). Realizado no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte, o evento teve como foco, reunir especialistas, autoridades e representantes das associadas em prol de um diálogo vital sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela agroindústria bioenergética em Minas Gerais.

Uma das palestras mais aguardadas foi a da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Carvalho. Em sua apresentação, Carvalho abordou as ações do estado relacionadas à sustentabilidade e ao avanço das políticas ambientais, destacando a importância da colaboração entre os setores público e privado para impulsionar práticas sustentáveis.

Outro destaque foi a palestra de Thiago Cavalcanti, Gerente de Sustentabilidade da FIEMG. Cavalcanti trouxe insights valiosos sobre inovação tecnológica, eficiência energética e gestão sustentável de recursos, fornecendo uma visão aprofundada sobre como as indústrias sucroenergéticas podem adotar práticas mais sustentáveis em suas operações.

Além disso, a participação do presidente da SIAMIG, Mário Campos, foi fundamental para o sucesso do evento. Campos compartilhou sua visão estratégica, que tem guiado a agroindústria para novos patamares de sustentabilidade e eficiência. Ele ressaltou a importância do workshop como uma plataforma para troca de conhecimentos e melhores práticas, destacando a necessidade de colaboração entre os diversos atores do setor bioenergético mineiro.

Ao longo dos dois dias, foram realizados diversos debates e apresentações, abordando temas como o panorama de conformidade ambiental dos setores agrícolas de Minas Gerais, a aplicação localizada de vinhaça em linha de plantio e a produção de bioinsumos a partir de resíduos industriais da usina. A participação de aproximadamente 100 pessoas das usinas associadas da SIAMIG Bioenergia e parceiros da Gaia Consultoria evidenciou o compromisso conjunto em busca de um futuro sustentável para Minas Gerais.

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG – 03/04/2024

Veja também