Notícias

SIAMIG promove Workshop sobre Meio ambiente e sustentabilidade em Belo Horizonte

02 de Abril de 2024

Notícias

A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG Bioenergia), em colaboração com a Gaia Consultoria Ambiental e a ONG Impar, promove a quarta edição do “Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Bioenergético Mineiro”, hoje e amanhã, em Belo Horizonte. O evento, que ocorre no auditório da FIEMG, torna-se um marco anual para os envolvidos no setor, reunindo especialistas, autoridades e representantes das associadas em prol de um diálogo vital sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela agroindústria bioenergética em Minas Gerais.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Marília Carvalho, participa da abertura para debater as ações do estado com relação à sustentabilidade e ao avanço das políticas ambientais.

O evento conta também com a participação do presidente da SIAMIG, Mário Campos, cuja visão estratégica tem guiado a agroindústria para novos patamares de sustentabilidade e eficiência. “Este encontro não apenas oferece uma plataforma para troca de conhecimentos e melhores práticas, mas também representa uma oportunidade incrível para que o setor bioenergético mineiro se comunique e possa expandir cada vez mais”, destaca Mário.

O gerente ambiental da SIAMIG, Jadir Oliveira, frisa a importância desse evento para o cenário bioenergético mineiro: “A colaboração entre o setor público e privado é essencial para impulsionar políticas ambientais eficazes e promover a preservação ambiental. Este workshop é um reflexo desse compromisso conjunto, demonstrando como juntos podemos alcançar um futuro sustentável para Minas Gerais”, diz Oliveira.

Durante os dois dias, o evento terá diversos debates com foco em questões como inovação tecnológica, eficiência energética, gestão sustentável de recursos incluindo:

  • Panorama de Conformidade Ambiental dos Setores Agrícolas de Minas Gerais/Selo Verde;
  • Aplicação localizada de vinhaça em linha de plantio;
  • Produção de Bioinsumos a partir de Resíduos Industriais da Usina.

O evento conta com a participação de aproximadamente 100 pessoas das usinas associadas da SIAMIG Bioenergia da área de sustentabilidade e parceiros da consultoria Gaia.

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG - 02/04/2023

Veja também