Notícias

Termelétrica Cidade do Livro, que usará diversas biomassas, começa a ser construída

28 de Novembro de 2023

Notícias

A Usina Termelétrica Cidade do Livro, do Grupo IBS Energy, iniciará a sua fase de construção. Com investimento de R$ 650 milhões, a termelétrica será voltada para a geração de bioenergia e bioeletricidade por meio de múltiplos tipos de biomassa.

O nome da UTE é uma homenagem à região onde ela está instalada, Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, reconhecida oficialmente pela União como a “Capital Nacional do Livro”. O empreendimento “verde” foi o único a vencer o primeiro leilão de reserva de capacidade da Aneel, em 2021.

Com 80 MW de capacidade instalada, a planta produzirá energia suficiente para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes. Instalada em uma área de 146 mil metros quadrados, irá movimentar para o seu abastecimento uma área equivalente a 20 mil hectares de floresta plantada de eucalipto. Com a queima direta de biomassa em caldeira a vapor, a planta deverá gerar 250 toneladas por hora de vapor, operando com dois geradores de 40 MW, cada.

Conforme o Grupo IBS Energy, entre os principais insumos utilizados para a geração de energia estão o bagaço e a palha da cana-de-açúcar e o cavaco de madeira, com flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da agroindústria da região.

A companhia destacou também que a unidade contribuirá com o conceito de sustentabilidade e o meio ambiente por meio da utilização da água de esgoto do município de Lençóis Paulista, para resfriamento da planta industrial, poupando recursos naturais, bem como dispêndio de recursos públicos para o tratamento da água.

Além disso, toda a energia gerada será certificada com origem de fonte renovável, que comprova a origem do processo, com o balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.

Fonte: Canal Energia – 28/11/2023

Veja também